domingo, 29 de março de 2009


EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.
"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação
."

sábado, 28 de março de 2009


AQUECIMENTO GOBAL
Pesquisadores do
clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O
desmatamento e a queimada de florestas e matas a atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor n
Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências do aquecimento global.
Conseqüências do aquecimento global - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (
Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Protocolo de KyotoEste protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os
Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
Conferência de Bali Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (
Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
Soluções para o aquecimento global
Exemplos de medidas para diminuir o aquecimento global, através do desenvolvimento sustentável
Energia eólica: fonte de energia limpa para combater o aquecimento global
A emissão de
gases poluentes tem provocado, nas últimas décadas, o fenômeno climático conhecido como efeito estufa. Este tem gerado o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
· Diminuir o uso de
combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
· Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
· Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
· Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica,
solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
· Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou
bicicleta.
· Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
· Recuperação do gás metano nos
aterros sanitários.
· Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
· Não praticar
desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
· Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
· Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).




Poluição e desmatamento

Não posso respirar, não posso mais nadarA terra está morrendo, não dá mais pra plantarSe planta não nasce se nasce não dáAté pinga da boa é difícil de encontrarCadê a flor que estava aqui?Poluição comeu.E o peixe que é do mar?Poluição comeuE o verde onde que está ?Poluição comeuNem o Chico Mendes sobreviveu.

quinta-feira, 19 de março de 2009


Objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, é nesse espaço que ocorre toda a dinâmica da sociedade e para compreender esses processos é preciso
conhecer os cinco conceitos chaves da geografia, que é território, região, espaço, lugar é paisagem.
A paisagem que é o visível, a região se divide em região natural que analisa os dados da sociedade, e região humanizada que são as ações antrópicas.
lugar pode ser definido através dos laços afetivos que as pessoas estabelecem e como se identificam.
o espaço segundo Milton Santos é onde cada vez mais os elementos artificias tomam espaço dos elmentos naturais.
através da geografia podemos entender que essa relação homem e meio tem sido desatrosa, pois o homem tem cada dia mais destruido os recursos naturais, sem pensar nas consequências que isso terá para as gerações futuras.
Preservar a natureza para próximas gerações é preservar a favor da vida .
PENSE NISSO
Segundo Santos a Geografia não é fisica nem humana é das humanidades.
GEOGRAFIA

segunda-feira, 16 de março de 2009


Educação e Rede

A ideia de educação em rede tem sido uma necessidade na busca por melhoria na educação,pois o potencial das redes é enorme e precisa ser explorado, de modo que a informação seja usado como um instrumento que pode da lucros positivos para combater os altos indices de analfabetismo digital.

segunda-feira, 9 de março de 2009

o desmatamento na amazônia

Isso aqui é seu preserve!!!!!!!!

Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.
Problemas atuais enfrentados pela floresta amazônica:Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazenna floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.deiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta. Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Ser mulher

Ser mulher... É viver mil vezes em apenas uma vida.É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.É estar antes do ontem e depois do amanhã.É desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. Ser mulher... É caminhar na dúvida cheia de certezas.É correr atrás das nuvens num dia de sol.É alcançar o sol num dia de chuva. Ser mulher... É chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza.É acreditar quando ninguém mais acredita.É cancelar sonhos em prol de terceiros.É esperar quando ninguém mais espera.Ser mulher...É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa.É ser enganada, e sempre dar mais uma chance.É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda.Ser mulher...É estar em mil lugares de uma só vez.É fazer mil papeis ao mesmo tempo.É ser forte e fingir que é frágil... Pra ter um carinho.Ser mulher...É se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas.É distribuir emoçõesque nem sempre são captadas.Ser mulher...É comprar, emprestar, alugar,vender sentimentos, mas jamais dever. É construir castelos na areia,ve-los desmoronados pelas águas.E ainda assim amá-los.Ser mulher...É saber dar o perdão...É tentar recuperar o irrecuperável.É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.Ser mulher...É estender a mão a quem ainda não pediu.É doar o que ainda não foi solicitado.Ser mulher...É não ter vergonha de chorar por amor.É saber a hora certa do fim.É esperar sempre por um recomeço.Ser mulher...É ter a arrogância de viver apesar dos dissabores,das desilusões, das traições edas decepções.Ser mulher...É ser mãe dos seus filhos...Dos filhos de outros.É amá-los igualmente.Ser mulher...É ter confiança no amanhã eaceitação pelo ontem.É desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos.E fincar a bandeira da conquista.Ser mulher...É entender as fases da lua por ter suas próprias fases.
parabéns mulheres pelo seu dia......................

quinta-feira, 5 de março de 2009

A natureza é perfeita estarmos em contato com ela é um privilégio!!!!!!!!!!!!!!

A natureza é importante porque faço parte dela. Tudo que esta a nossa volta tem como base os recursos naturais. Muita utilidade e nenhuma superficialidade.Preserve a natureza, preserve sua vida!!
E garanta o futuro de seus fihos, depende exclusivamente de você.